História

A edição de nº 1489 do "Jornal de Itatiba", de 24 de fevereiro de 1983, publica, na primeira página, uma homenagem da equipe do jornal ao sócio José Berto


"IN MEMORIAM"

Sentamos à máquina para o dia-a-dia de nosso jornal. Nos preparamos, mas nossa gente estava confusa, as palavras não vinham. Parece que algo de nós está faltando. E estava, realmente. A família "Jotaí" perdeu um dos seus mais importantes membros, um grande incentivador. O destino quis que José Berto, o Zequinha, deixasse este mundo conturbado. E ele deixou. Mas deixou também uma grande saudade em todos nós que o admirávamos, porque ele tinha valores incomensuráveis. Era bom, era prestativo, era incentivador, era amigo, exemplar pai de família. Por isso, não conseguimos escrever quando sentamos à máquina. Foi preciso dar um tempo, para que refreássemos nossos pensamentos e entendêssemos que a vida é assim mesmo, que somos apenas passageiros. No entanto, Zequinha deixou em sua passagem um rastro de predicados, que jamais apagará da memória daqueles que o conheceram e tiveram a oportunidade de, com ele, conviver.

Se a vida é isso, Zequinha a viveu bem, porque soube cultivar amigos e ser admirado. Lamentamos a perda, principalmente porque ele era ainda novo e os meios em que vivia sentirão a sua falta. Por outro lado, seu exemplo deverá ser perpetuado. E nós sabemos como fazê-lo porque este jornal tem muito a ver com Zequinha. Foi ele, além de impressor, um grande entusiasta. Sofria, como nós, quando um erro maculava a edição. Dessa forma, apesar de totalmente tomado pelas fotos e escrita, nosso jornal fica com um espaço vazio, a partir de hoje. O espaço ocupado em nosso meio por José Berto. Que Deus o tenha em bom lugar.


Menu História Índice da página